MENU

 Artigos >> As melhores informações para o seu Vestibular
Confira as orientações e informações que podem ajudar na aprovação!!
 
Algumas dicas para a sua escolha profissional

 

» ALGUMAS DICAS PARA A SUA ESCOLHA PROFISSIONAL « 

 Antes de mais nada, é bom saber que não existe fórmula mágica para isso: é necessário muita reflexão pessoal e pesquisa...afinal, para quem vai fazer o ensino superior, existem mais de 150 cursos disponíveis pelo Brasil...é bastante coisa, não é? Quantos desses cursos você conhece?

Nessa primeira coluna gostaria de conversar um pouco com vocês sobre uma dúvida pela qual todos já passaram ou estão passando: como escolher um curso e uma profissão?

Deixemos isso um pouco de lado e voltemos à pergunta inicial. Para começar a falar de escolha profissional, acho que a melhor coisa é eu responder algumas perguntas que sempre ouço nas palestras que faço aqui no cursinho: 

1 – É importante conhecer as matérias do curso que pretendo fazer? 

Essa pergunta apresenta um problema que eu já vi acontecer diversas vezes: uma boa parte dos vestibulandos escolhe um curso universitário sem saber muito bem o que vai estudar durante os próximos quatro, cinco ou seis anos...dá para acreditar nisso? È como se você topasse casar com alguém só por ter ouvido falar que aquela pessoa “é boa gente”. Conhecer o currículo do curso é fundamental!!! Com isso, você terá uma idéia do que vai estudar a cada ano de faculdade, de quando começam os estágios, de quais matérias “chatas” você terá que estudar e por aí afora. Qual tipo de assunto você gostaria de estudar? Quais cursos oferecem disciplinas ligadas a esses assuntos? Pesquise: a maior parte das universidades tem a grade curricular de seus cursos em seus sites na Internet. 

2 – O que é mais importante: fazer o que gosto ou o que dá dinheiro?

Essa é uma questão que passa pela cabeça de todo vestibulando. Primeira coisa: dinheiro e prazer são algumas das coisas a serem levadas em conta, mas há muitas outras (a rotina de trabalho, as matérias do curso a ser escolhido etc...) que também são importantes. Fazer o que gostamos é fundamental, mas você já parou para pensar seriamente nos seus interesses? De tudo aquilo que você gosta, o que você gostaria que estivesse ligado ao seu trabalho e o que poderia estar ligado ao seu lazer ou a um trabalho voluntário?
Sobre dinheiro: em nenhuma área que você escolha há a certeza de ganhar muito bem. Hoje em dia em todas as profissões há pessoas ganhando bem e ganhando mal. Ou seja: não dá para pensar só em salário para fazer a escolha profissional.

<<< Voltar

 

 
 Página Principal

Fale Conosco | Anuncie Aqui | Cadastro | Notícias | Home



 

VestibularWeb - O Site de dicas, notícias e novidades de vestibular pra vc! Desde 07/2000

Topo

.