MENU

 Artigos >> As melhores informações para o seu Vestibular
Confira as orientações e informações que podem ajudar na aprovação!!
 
Escolha Vocacional

 

a Escolha Vocacional incomoda muita gente


Os testes vocacionais que são realizados nas escolas a alunos do 9º ano têm como objetivo detectar todos estes elementos que podem influenciar as escolhas profissionais.

Características físicas 
Pode parecer trivial, mas muitas vezes as próprias características físicas condicionam as nossas aptidões para o desempenho de uma atividade e alguns jovens têm pouca consciência disso. 

Como tal, um dos primeiros passos é determinar qual a imagem física que se pode desenhar de cada pessoa, até porque é a forma mais fácil de iniciar a viagem que pretende atingir uma descrição total de si próprio.

Características afetivas 
As preferências e a personalidade são, na maioria dos casos, revelados pelo conjunto de objetos, pessoas e atividades que se encontram mais próximas de cada um. 

O primeiro passo para a escolha do futuro profissional é o conhecimento de si próprio, pois só isso abrirá pistas para o melhor caminho a seguir. 

Para tal é necessário identificar as características pessoais, as preferências em relação aos vários aspectos da vida e as aptidões para as diversas atividades.

Deste modo, através de uma análise das escolhas em assuntos mais simples podem revelar-se as preferências e aptidões mais profundas e inconscientes.

Características intelectuais 
Todas as pessoas raciocinam de forma diferente. 

Quer através do estudo, quer através das experiências que tiveram, organizaram esquemas mentais que condicionam os juízos sobre outras pessoas, situações ou assuntos, os problemas com que se preocupam, os hábitos de trabalho que possuem ou as reações a determinados acontecimentos.

Valores 
O pensamento e a ação de uma pessoa estão condicionados pelos valores que lhe são inculcados. 

Cada um de nós dá uma importância relativa diferente a cada valor como a segurança, a liberdade, a riqueza, a honestidade, o altruísmo ou a sabedoria. 
O conhecimento desta posição relativa pode também influenciar a carreira para a qual uma pessoa está mais apta.

Interesses 
Os testes muitas vezes incidem sobre comportamentos e atitudes perante formas alternativas de trabalho que revelam as preferências e os interesses que cada pessoa tem. 


Por exemplo, algumas preferem trabalhos intelectuais, enquanto outras, quando lhes é dada a escolha preferem trabalhar ao ar livre em contacto com a Natureza. 
A análise destas respostas pode levar a importantes descobertas na vocação de um jovem.

Atitudes e comportamentos 
Existem várias situações em que é importante analisar as reações dos jovens, para determinar mais algumas informações sobre a sua personalidade. 

Assim, quer em relação com outras pessoas, os seus familiares, amigos, professores, quer em situações específicas de trabalho ou lazer, é necessário analisar as atitudes e comportamentos e saber justificá-los.

Capacidades e aptidões 
Por fim, para ter um bom conhecimento de si próprio, é necessário ter consciência do que se consegue fazer bem e quais as técnicas para as quais se possui um jeito natural e quais são as áreas para a qual não existirá nunca inclinação, mesmo que seja dada formação nesse sentido.

 

<<< Voltar

 

 
 Página Principal

Fale Conosco | Anuncie Aqui | Cadastro | Notícias | Home



 

VestibularWeb - O Site de dicas, notícias e novidades de vestibular pra vc! Desde 07/2000

Topo

.