MENU

 Artigos >> As melhores informações para o seu Vestibular
Confira as orientações e informações que podem ajudar na aprovação!!
 
Estudando para o Vestibular

 

Estudando para se sair bem no Vestibular

A prática diária e constante destes procedimentos deve ser exercida o mais cedo possível, não deixando para serem utilizados apenas no último ano do segundo grau, já que a matéria do vestibular engloba todo o segundo grau, pode parecer conversa de professor, mas a sua atitude durante todo o segundo grau é de fundamental relevância. 

Este texto não apresenta nenhuma fórmula mágica sobre como estudar ou passar no vestibular, ele é apenas uma reunião de procedimentos comuns nos alunos que tiveram sucesso no vestibular. 

Este texto é dedicado a todos os alunos, independente de série ou curso, qualquer comentário exclusivo aos alunos pré-vestibulandos (aqueles que irão fazer vestibular este ano) será devidamente identificado. Alunos que já terminaram o segundo grau, mas não passaram no vestibular (ou nem tentaram) também podem utilizar este texto, mas ele é mais dirigido a quem ainda está cursando o segundo grau. 

Várias dicas deste texto podem já ser conhecidas do leitor, mas o que determinará quem passará ou não no vestibular é o nível de comprometimento (dedicação) em relação a elas. O importante é saber quem vai se dedicar mais, este passará no vestibular. 

Algumas das dicas são importantes em vários itens e dependem uma das outras, mas não seremos repetitivos então cumpra todas rigorosamente. 

Estudo na Escola

(Obs: As partes iniciais podem parecer exclusivas a pré-vestibulandos, mas todos devem ler para irem se preparando) 

1)Escolha da escola 
1.1)Escolha sua (futura) escola observando os seguintes requisitos: 

- famosa pela boa educação. 
- facilidade de acesso, proximidade de casa. 
- maior número de aulas por dia (média de 6 aulas de 50 minutos por dia). 
- quantidade de alunos que passaram direto no vestibular. 

Se, em uma escola, 4 em cada 6 alunos passaram, em determinado curso (da faculdade mais disputada), e 1 em cada 4 de outra, saiba que a estatística não falha e que os alunos da primeira têm com certeza absoluta, mais chances de passar neste mesmo curso. 

Para conseguir estas informações (quantos que passaram na faculdade que queriam) converse com ex-alunos (ou algumas universidades que divulgam estes dados) mas não nas escolas pois estas tendem a mascarar os resultados. 

As escolas mascaram tanto os resultados que certa vez, vi um grande anúncio de uma escola apresentando uma lista enorme de aprovados, mas analisando bem somente 4 alunos tinham passado na melhor universidade e apenas nos cursos menos procurados, fique de olho. 

- consiga informações com ex, ou atuais estudantes das escolas. 
Somente os alunos da escola te darão as informações reais. 
A respeito do vestibular e qualidade de ensino, só os ex-alunos poderão te informar, já que muitos acham a escola boa, mas na hora do vestibular descobrem que o ensino não era tão bom.

Comece essa pesquisa o mais cedo possível não deixando para a última hora (próximo ao terceiro ano) pois assim você não terá tempo de trocar de escola. 

Aconselho você a fazer a pesquisa por volta da 7a. série, do ensino fundamental, pode parecer estranho, se preocupar nesta época com resultado de vestibular, mas no meio do ano seguinte (quando serão feitas as matrículas), você deverá ter certeza sobre qual escola irá fazer o segundo grau que te dará a base para o vestibular.

Como na 7a. série, você não deve conhecer muitas pessoas que já prestaram vestibular, peça para um irmão mais velho pesquisar para você ou pergunte na internet em fóruns especializados ou qualquer lista de discussão. 

Insista com quem você for conversar, pois (ex-) alunos não costumam dizer "de primeira" que a escola que estudaram é ruim, pois não querem se desvalorizar dizendo que estudaram em uma escola ruim. 

Pergunte todos os itens listados aqui e se possível divulgue o resultado da pesquisa (entre seus colegas ou em algum site) para que todos tenham conhecimento. 

Se sua escola for muito ruim, tiver maus resultados no vestibular como a escola do item acima, aconselho a mudar de escola mesmo no meio do ensino médio. 

Se você tem dificuldades para passar de ano, mesmo em uma escola fraca, não te aconselho a ir para uma escola mais forte, mas tome consciência pois, mesmo numa escola forte, só quem não estuda nada não passa de ano. 

Não fique com medo de mudar, se ao mudar, ver que o ritmo é mais pesado, há sempre a opção de voltar a escola anterior (no meio do ano mesmo). 

Se a sua escola for razoável, não for a melhor, mas ter um nível razoável de aprovação (nos cursos e universidades mais procurados/as), não é tão necessário mudar para a melhor, mas dedique-se mais aos estudos. 

Desenvolvimento
Passar no vestibular consiste basicamente em ser um bom aluno. 
Fingir ser um bom aluno não é o suficiente. 

Também não se deve pensar que um bom aluno é alguém que fica o dia inteiro estudando, o que um bom aluno faz não é nada de anormal, é apenas cumprir suas obrigações. 

O estudo consiste em duas etapas: o estudo na escola e o estudo em casa, e assim que dividiremos este texto. 
Não existe bom aluno que não seja bom simultaneamente nestes dois aspectos. 

Você também pode sugerir aos representantes de sua escola, melhoria no sistema de ensino. 

- Pesquise o maior número de escolas, para não se arrepender depois. 

 

<<< Voltar

 

 
 Página Principal

Fale Conosco | Anuncie Aqui | Cadastro | Notícias | Home



 

VestibularWeb - O Site de dicas, notícias e novidades de vestibular pra vc! Desde 07/2000

Topo

.