MENU

 Artigos >> As melhores informações para o seu Vestibular
Confira as orientações e informações que podem ajudar na aprovação!!
 
O Ser Humano só é feliz com desafios

 

O Ser Humano só é feliz com desafios, assim é a vida!

Para que a Natureza atinja seu maior objetivo por nosso intermédio, estamos equipados com estruturas cerebrais para encontrar meios de ultrapassar obstáculos e vencer desafios. 

Nascemos com a destinação biológica de preservar a espécie. 
Essa é a maior preocupação da Natureza, que só consegue alcançar esse objetivo preservando os indivíduos, como é lógico.

É por isso que se diz: os obstáculos são colocados à nossa frente para que possamos pôr em prática nossa capacidade de vencê-los.

Precisamos distinguir entre obstáculos-ameaça e obstáculos-desafio. Diante de uma ameaça, o ser tem duas opções: atacar ou fugir. 

No momento de ambas as hipóteses não é hora de analisar a situação e, sim, agir imediatamente.

Aqui estamos cuidando de desafios, isto é, obstáculos, dificuldades que não ultrapassem os limites até onde podem estender-se as capacidades humanas, que, em situações normais, são sempre geradas por uma pequeníssima fatia das potencialidades de cada qual. 

Em situações normais, o ser humano usa apenas uma pequena parte de seu potencial, vale dizer, de suas reservas cerebrais.

Como viver é vencer desafios, a Natureza equipou-nos para isso. Por esse motivo, se diz que Deus não dá carga além da que a pessoa pode suportar. 
Se não estamos aceitando os obstáculos como desafios, não estamos realmente vivendo e não estamos sendo felizes, quer dizer, não estamos nos realizando. 

O ser humano deve encarar os obstáculos como desafios, criando quadros mentais emotizados da fase posterior a tê-los vencido.

Destaquemos que realizar é tornar real, existente, e quando falamos em realização, auto-realização, estamos dizendo “tornar patente o potencial”; por isso, só podemos ser felizes, de fato, se tivermos desafios. 


A esta altura podemos entender melhor por que se diz que a felicidade é uma escolha, desde que transformemos dificuldades em desafios.

Nas crianças, desde o nascimento, podemos observar como elas procuram vencer desafios, buscando sempre ultrapassar limites, comportamento que é usualmente designado, mais tarde, como “artes”. 


Precisamos viver treinando como vencer desafios vencendo-os. 

Enfim, precisamos continuar fazendo “artes”, no bom sentido, pela vida afora.

Os pais e professores que estudam Emotologia ficam mais bem preparados para vencer desafios e treinar seus filhos e alunos a fim de vencerem os desafios da vida.

Professor Luiz Machado, Ph.D.
Cientista Fundador e Mentor da Emotologia

 

<<< Voltar

 

 
 Página Principal

Fale Conosco | Anuncie Aqui | Cadastro | Notícias | Home



 

VestibularWeb - O Site de dicas, notícias e novidades de vestibular pra vc! Desde 07/2000

Topo

.