MENU

 Artigos >> As melhores informações para o seu Vestibular
Confira as orientações e informações que podem ajudar na aprovação!!
 
Previna-se contra a tensão pré-vestibular

 

Previna-se contra a tensão pré - vestibular, logo!


Não bastasse a rotina diária de estudos e a memorização de datas e fórmulas – o que, por si só, já é cansativo –, os vestibulandos precisam enfrentar a ansiedade

Estresse pode comprometer o desempenho dos candidatos. Vestibulandos recorrem a técnicas orientais para evitar a ansiedade

Em doses moderadas, ela é até normal por causa das circunstâncias, já que o vestibular é uma etapa importante para a vida profissional. 
Mas, em excesso, a tensão pode comprometer o desempenho dos candidatos. 

“Os estudantes costumam se preparar intelectualmente para o vestibular, mas não psicologicamente. 

Por isso, quando chega o dia da prova, o organismo apresenta reações de pânico, como tremor, taquicardia, sudorese e confusão mental, dificultando a ordenação dos pensamentos”, alerta a psicóloga Gilvanise Gulicz Vial, da Clínica Contato.

“O importante é não ficar preso ao estudo 24 horas por dia. Ele pode ver televisão, meditar, caminhar ou fazer qualquer outra atividade que lhe dê prazer. 
Para espantar o nervosismo e evitar o famoso “branco” na hora do vestibular, a especialista aconselha o estudante a reservar pelo menos uma hora diária ao descanso e ao lazer


Durante a prática de exercícios, o organismo libera endorfina, substância que faz o indivíduo se sentir melhor”, exemplifica. 

Na luta contra a ansiedade, a ajuda profissional também é bem-vinda. “Organizo encontros com grupos de até 10 estudantes. 

Durante a sessão, os participantes realizam exercícios de relaxamento e aprendem a mudar o padrão de pensamento sobre o vestibular, normalmente associado ao pânico e ao mal-estar”, afirma a psicóloga.

Por: Gazeta do Povo

 

<<< Voltar

 

 
 Página Principal

Fale Conosco | Anuncie Aqui | Cadastro | Notícias | Home



 

VestibularWeb - O Site de dicas, notícias e novidades de vestibular pra vc! Desde 07/2000

Topo

.