MENU

 Dicas >> Dicas que ajudam a você passar no Vestibular
Confira as dicas que pode ajudar você a passar no Vestibular!!
 
A Arte de Estudar

 

A Arte de Estudar

Uma das causas observadas diz respeito à interação Aluno x Escola. 
É a dificuldade de relacionamento aluno/professor, professor/aluno, método e organização para o estudo, relacionamento com colegas... dentre outras. 

Entendemos que um melhor rendimento neste segmento, depende diretamente de uma dedicação e empenho maior para alcançar os melhores resultados. 

Só, que ao longo de sua vida escolar, na maior parte das escolas, não lhe é ensinado a estudar. 
Não lhe é ensinado a pensar produtivamente. Não lhe é ensinado a criar estratégias para realizar suas metas. 

Muitas escolas priorizam a quantidade de informações fornecidas ao aluno, sem considerar a eficiência na absorção de todo, ou a maior parte, do conteúdo fornecido. 

É preciso estar atento para avaliar todo o dinamismo da vida escolar. 

O aluno pode vir a se tornar um agente de mudança ao questionar uma metodologia pouco eficiente. 

O Ser Humano foi privilegiado com a habilidade de pensar, mas, muitas vezes coloca sua vida no automático, executando tarefas e tendo atitudes pouco refletidas. 

Pensar implica em, eventualmente, reconhecer erros e se reposicionar, buscando sempre e cada vez mais, ser melhor. 

Viabilizar projetos implica em pensar sobre eles, cabe ao aluno ter esta percepção e agir a tempo para não perder seu precioso tempo. 

É possível melhorar o nosso desempenho se repensarmos o processo como um todo. 
Seguem abaixo algumas dicas que podem melhorar a sua habilidade em estudar: 

1. Procure adaptar-se ao sistema escolar: é muito importante a sua sintonia e harmonia com o ambiente ao qual está inserido. 
Busque estreitar ligações com os professores. 
Uma relação saudável com os mesmos tornará o aprendizado mais fácil. 

Se, tiver problema com algum, evite responsabilizar a matéria pelo ocorrido, um bom caminho é, ao invés de abandonar a matéria, se empenhe mais ainda, para provar para você mesmo, que você pode mais. 

2. Saiba Escutar: Dentro da sala de aula o elemento mais importante é o saber escutar. 
É preciso escutar o que está sendo dito e não apenas fazermos uso do ato mecânico de ouvir. 
É refletir sobre o que se está sendo falado, pensar, analisar. 

Sabemos que o escutar está muito ligado ao interesse que se tem no que está sendo dito, portanto, cabe a você interessar-se pelo conteúdo de sala de aula, entendendo que os seus resultados como Ser Humano, dependem, em muito, do aprendizado que ali ocorrerá. 

3. Invista na Leitura: Dentro e fora da sala de aula. O conhecimento que adquirimos ao lermos diversos autores e estilos, nos permite uma vivência de mundos e realidades diferentes sem que, obrigatoriamente, tenhamos passado pela situação de fato. 

Leia tudo, estimule em você o gosto por ler, lendo cada vez mais. Estabeleça metas de leitura: um por semana, mês, a cada dois meses... . 
Aos poucos você terá criado o hábito. 

Mas, leia de forma criteriosa, refletida, sabendo triar o que pode ser aproveitado e o que deve ser deixado de lado. Nem tudo o que está escrito é certo... 

4. Método e Ordem: A organização é a base de qualquer tarefa. Estudar é uma delas. 

Tenha horário, local, material necessário para apoio. Reconheça em você como render melhor e crie um ambiente físico favorável a isto. 

5.Escreva: As anotações em sala de aula o ajudarão a rever e relembrar a matéria do dia, mas, especialmente, a matéria do mês anterior. 
Quando anotamos reforçamos a idéia apreendida em nosso cérebro, fazendo com que ela venha de forma mais espontânea quando for necessário. 

Imagine que seu cérebro é um grande arquivo com várias gavetas, tudo o que você aprende é guardado em uma destas gavetas. 

Quando você necessita da informação é nelas que você deve buscar. Se houver uma organização aí, mais fácil a informação virá.

 

<<< Voltar

 

 
 Página Principal

Fale Conosco | Anuncie Aqui | Cadastro | Notícias | Home



 

VestibularWeb - O Site de dicas, notícias e novidades de vestibular pra vc! Desde 07/2000

Topo

.