MENU

 Dicas >> Dicas que ajudam a você passar no Vestibular
Confira as dicas que pode ajudar você a passar no Vestibular!!
 
Especialista diz como superar reprovação no vestibular

 

Aceitar reprovação no vestibular é essencial para obter sucesso em outra oportunidade.

Apoio da família e mudanças de hábitos são essenciais aos vestibulandos.

De acordo com o IBGE, somente cerca de 7% dos brasileiros com mais de 25 anos possuem nível superior completo. Entre diversos desafios aos candidatos a um diploma universitário, está a concorrência por uma vaga. No último processo seletivo da Universidade Federal do Paraná, por exemplo, pouco mais de 4 mil dos 43 mil inscritos foram aprovados.

Segundo o life coach Luiz Antônio de Souza Neto, especialista em coaching, técnica ligada à concretização de objetivos pessoais e profissionais, revolta, raiva, sentimento de inferioridade, tristeza e depressão são sentimentos comuns aos concorrentes reprovados.

“Não ser aprovado não significa fracassar, pois não é algo definitivo. O candidato tem outras chances”, afirma Souza Neto. “O vestibular deve ser encarado como um jogo: o não passar foi apenas o primeiro tempo. Deve-se voltar para o segundo tempo com determinação para virar o jogo e ganhá-lo. ”

O primeiro passo para afastar a sensação de fracasso é aceitar a realidade, não perdendo tempo para preparar-se para o próximo processo seletivo. “É fundamental trabalhar a percepção da reprovação e admitir que não somos absolutamente perfeitos, mas que vamos lutar com determinação e estratégias para conseguir a vitória.”

A seguir, o life coach dá dicas de como obter sucesso no vestibular, mesmo aos que o enfrentam pela primeira vez:

1. Vestibular não se passa no dia em que ele é realizado. Ele começa desde o primeiro dia de aula na escola. Um estudante que obteve uma das primeiras classificações em Medicina da USP, ao ser questionado sobre o quanto estudou para atingir tal resultado, surpreendeu a muitos com sua resposta: uma hora por dia. Mas foi uma hora por dia desde a quinta série.

2. Aos pais cumpre o papel de motivar e orientar, o que é bem diferente de pressionar e exigir resultados. Compreensão e apoio são essenciais, tanto dos pais quanto de amigos, namorados e demais familiares.

3. A escolha da área em que se vai prestar o vestibular deve ser bem estudada e bem feita. A carreira almejada deve funcionar como uma mola impulsionadora e motivadora. 

4. Além de estudar, é necessário criar hábitos de estudo e de vida que ajudem a ter um bom aproveitamento. O vestibulando pode ser comparado a um atleta, que não somente treina e se exercita, mas também descansa e se alimenta corretamente - todos os dias, com regularidade e disciplina.

5. Deve-se assumir a responsabilidade do vestibular, estabelecendo prioridades, descobrindo a sua produtividade e não acumulando tarefas ou problemas. O candidato deve concentrar-se em seus valores, considerando-se um vitorioso.

Perfil do Entrevistado: O curitibano Luiz Antônio de Souza Neto é graduado em Administração de Empresas e possui MBA em Desenvolvimento Pessoal, Política de Negócios e Gestão Empresarial. É coach certificado pelo True Direction USA (especialista em Projetos de Vida) e pelo ICI – Integrated Coach Institute (especialista em coaching de vida, coaching executivo, coaching de casais e coaching quântico). 

<<< Voltar

 

 
 Página Principal

Fale Conosco | Anuncie Aqui | Cadastro | Notícias | Home



 

VestibularWeb - O Site de dicas, notícias e novidades de vestibular pra vc! Desde 07/2000

Topo

.