MENU

 Dicas >> Dicas que ajudam a você passar no Vestibular
Confira as dicas que pode ajudar você a passar no Vestibular!!
 
Melhore seu desempenho!

 

Melhore seu desempenho!

Antes, porém de apresentar dicas, é importante refletir sobre algumas questões que interferem na aprendizagem. Portanto, ATENÇÃO!

Você já se perguntou "O que é estudar"?

É ir a escolar? 
É ficar sentado e calado, ouvindo o professor? 
É ler atentamente um texto? 

Você já recorreu ao dicionário para verificar a definição do termo estudar?

Pois, bem: "Estudar é aplicar a inteligência para aprender - é aplicar o espírito, a memória e a inteligência para adquirir conhecimentos"

- Questione-se: Como eu estudo, quando? Por quê? Onde? Estou aprendendo? O que pode estar interferindo em minha aprendizagem? Você precisa ter clareza sobre os fatores que muitas vezes de forma direta ou indireta estão relacionados a estas questões. 
Quando necessitar busque ajuda, troque idéias dialogue com pessoas que têm uma experiência mais organizada.

Como Estudar?
- O estudo deve ocorrer num local tranqüilo, onde você não seja interrompído a todo momento; todo o material necessário deve estar disponível para ser facilmente utilizado sem perda de tempo. 

O estudante deve estar descansado e concentrado no que está fazendo, isto requer atenção, reflexão, persistência, ritmo de trabalho e interesse para desempenhar suas atividades. E preciso atentar para os detalhes:

Estar satisfeito com a oportunidade de aprender; 
Participar da aula e esclarecer dúvidas; 
Trazer para aula questões interessantes; 
Relacionar e analisar todos os assuntos que está estudando; 
Formar hábitos de estudo; 
Alimentar-se bem e adequadamente; 
Tentar sempre superar as dificuldades; 
Interessar-se pelas oportunidades de enfrentar situações e experiências novas 

O estudante deve perceber que pode estudar elaborando desenhos, gráficos, tabelas, esquemas representativos ouvido gravações, assistindo a filmes e documentários selecionados, debatendo com os colegas e professores, buscando novas leituras em jornais, revistas, murais e outros livros, fazendo excursões e relacionando novas experiências com as que já fazem parte do seu aprendizado.

Lembre-se que a "mente é um solo que necessita ser cuidado e alimentado" com informações selecionadas, detalhadas e concretas.

Você precisa usar sua capacidade intelectual para aprender, tentar desenvolver técnicas para aperfeiçoar sua memória, buscando sempre relacionar e integrar os conhecimentos do lado esquerdo (funções lógicas) e lado direito (memória visual, criatividade) do seu cérebro.

Mais algumas dicas Interessantes

Utilize mais algumas metodologias de estudo.

Pré-leitura -> Busque as informações contidas no índice, prefácio e bibliografia do livro; 

Leitura de Estudo -> Estude com espírito crítico, através de questionamento, posicionamentos, raciocínios, avaliando o que é importante e buscando elaborar suas idéias por meio de argumentos sólidos; 

Resumos e Diagramas -> Após analisar os conceitos e com o objetivo de ter idéias claras sobre o assunto, sublinhe as palavras chaves, identificando as idéias gerais, principais, complementares e detalhes do texto; 

Leitura de Revisão -> Para verificar com rapidez e de forma dinâmica se você aprendeu, leia novamente os resumos e diagramas elaborados; 

Repetição Ativa -> Para reforçar os conteúdos, explique-os para si mesmo, em voz alta, como se estivesse dando uma aula. Recorra aos resumos e diagramas; 

Memorização -> Após aprendido os assuntos, guarde-os em sua memória, utilizando algumas técnicas. 
A memorização depende de uma boa aprendizagem, o que e diferente de decorar; 

Técnica de Repasse -> Utilize períodos para reviver as informações. O mineiro repasse deve ser feito antes das 24 horas após o estudo do assunto. 
Depois, o próprio estudante estabelece o tempo para o repasse de acordo com a importância das informações. 

É preciso atentar para os detalhes!

Antes de prova repasse novamente os assuntos.

Para você aprender de forma significativa é relevante não só conhecer as informações, mas, compreendê-las, aplicá-las, relacioná-las, analisá-las, criticá-las, sintetizá-las e julgá-las.

Para se ter sucesso na aprendizagem é preciso ter autoconfiança, motivação e planejamento.

Aprender é um processo; envolve a nossa relação com o mundo, e acontecerá permanentemente, por que os homens estão sempre construindo novos sabores. 

Bons estudos!!!


Referências bibliográficas. Maria Nilza de Oliveira Fernandes
Técnicas de estudo: Como estudar sozinho, 2ª ed. S. Paulo: EPU
.

 

<<< Voltar

 

 
 Página Principal

Fale Conosco | Anuncie Aqui | Cadastro | Notícias | Home



 

VestibularWeb - O Site de dicas, notícias e novidades de vestibular pra vc! Desde 07/2000

Topo

.