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Confira as dicas que pode ajudar você a passar no Vestibular!!
 
Na hora da prova

 

Na hora da prova

Qualquer dor de cabeça ou indisposição estomacal pode destroçar o desempenho na hora da prova. 

Por conta disto, a nutricionista Mônica Inez Elias Jorge, da Universidade de São Paulo (USP), aconselha que os estudantes prestem atenção à alimentação no dia do exame de vestibular. 

"A falta de nutrientes pode provocar falta de disposição, dificuldade de concentração, apatia, dificuldade de leitura, entre outros problemas", revela. 

Nos dois dias que antecedem os exames os candidatos devem evitar alimentos ricos em gordura, diz a especialista.

 "Estes alimentos possuem um tempo maior de digestão e pode causar desconforto e sonolência. 
Entre eles estão a famosa feijoada, molhos a base de creme de leite, carnes gordurosas". 

Na hora da prova, uma pequena barra de chocolate serve para fornecer energia e melhorar a disposição.

O candidato pode levar também uma barra de cereais, um suco de fruta de caixinha e principalmente, uma garrafa de água de meio litro. A manutenção da hidratação é fundamental, aconselha 

Técnicas para melhorar a memorização

Antes de "rachar" a cabeça, saiba como você pode melhorar a memorização e evitar o famoso "deu branco". 

Veja as dicas do neurologista Ibsen Tadeo Damiani, professor da Santa Casa de São Paulo e secretário da divisão de neurologia da Associação Paulista de Medicina (APM): 

- Existem muitas técnicas mentais. Uma forma de estimular a memória é utilizar ao máximo a sua capacidade mental, aprendendo novas habilidades com as quais não teria nada em comum com o seu estilo de vida. 

- É impossível prestar atenção no estudo se você estiver tenso ou nervoso. É importante relaxar. 
Uma dica: prenda a respiração por dez segundos e vá soltando o ar lentamente. 

- Algumas vitaminas são essenciais para o funcionamento apropriado da memória: tiamina, ácido fólico e vitamina B12. 
São encontradas no pão e cereais, vegetais e frutas. 

- A água ajuda a manter bem o funcionamento dos sistemas da memória, especialmente em pessoas mais velhas. 
A falta de água no corpo tem um efeito direto e profundo sobre a memória. 
A desidratação pode levar a confusão e outros problemas do pensamento. 

- É fundamental que se permita sono suficiente e descanso do cérebro. Durante o sono profundo, o cérebro se desconecta dos sentidos e processa, revisa e armazena a memória. 
A insônia leva a um estado de fadiga crônica e prejudica a habilidade de concentrar-se e armazenar informações.

Conseguir uma vaga nas melhores instituições de ensino superior não é uma tarefa fácil. A concorrência cresce barbaramente a cada ano e a oferta de vagas avança em ritmo menor. 

Para se ter uma idéia, em 1999, 1.786.827 milhão de estudantes disputaram 894.390 mil vagas em todo o País - 192 de instituições públicas e 905 de particulares.

 

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