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O que você não deve fazer em sua redação

 

O que você não deve fazer em sua redação

Escrever bem não é fácil. 
Exige conhecimento, trabalho e dedicação. 
E, para ajudá-lo nessa importantíssima atividade do vestibular, diremos o que você não deve fazer em um texto nestes onze fragmentos selecionados. 

"Hoje ao receber alguns presentes no qual completo vinte anos tenho muitas novidades para contar." 

Temos aí um exemplo de uso inadequado do pronome relativo. 
Ele provoca uma falta de coesão, pois não se consegue perceber a que antecedente ele se refere, portanto nada conecta e produz uma relação absurda. 

"Tenho uma prima que trabalha num circo como mágica e uma das mágicas mais engraçadas era uma caneta com tinta invisível que em vez de tinta havia suco de lima." 

Você percebe aí a incapacidade do vestibulando organizar sintaticamente o período. 
Selecionar as frases e organizar as idéias é necessário. 
Escrever com clareza é muito importante. 

"Ainda brincava de boneca quando conheci Davi, piloto de cart,moreno, 20 anos,com olhos cor de mel" 

"Tudo começou naquele baile de quinze anos" 

"...é aos dezoito anos que se começa a procurar o caminho do amanhã e encontrar as perspectivas que nos acompanham para sempre na estrada da vida" 

Você pode ter conhecimento do vocabulário e das regras gramaticais e,assim,construir um texto sem erros.

Entretanto, se você reproduz sem nenhuma crítica ou reflexão expressões gastas, vulgarizadas pelo uso contínuo. 
A boa qualidade do texto fica comprometida. 

Tema

Para você, as experiências genéticas de clonagem põem em xeque todos os conceitos humanos sobre Deus e a vida? 

"Bem a clonagem não é tudo,mas na vida tudo tem o seu valor e os homens a todo momento necessitam de descobrir todos os mistérios da vida que nos cerca a todo instante" 

É importante você escrever atendendo ao que foi proposto pelo tema.
Antes de começar o seu texto leia atentamente todos os elementos que o examinador apresentou para você utilizar.
Esquematize suas idéias, veja se não há falta de correspondência entre o tema proposto e o texto criado. 

"Uma biópsia do tumor retirado do fígado do meu primo(...) mostrou que ele não era maligno." 

Esta frase está ambígua, pois não se sabe se o pronome ele refere-se ao fígado ou ao primo. 

Para se evitar a ambigüidade, você deve observar se a relação entre cada palavra do seu texto está correta. 

"Ele me tratava como uma criança,mas eu era apenas uma criança" 

O conectivo mas indica uma circunstância de oposição,de idéia contrária a. 
Portanto, a relação adversativa introduzida pelo "mas" no fragmento acima produz uma idéia absurda. 


"Entretanto,como já diziam os sábios:"depois da tempestade sempre vem a bonança. 
"Após longo suplício,meu coração apaziguava as tormentas e a sensatez me mostrava que só estaríamos separados carnalmente." 

Não utilize provérbios ou ditos populares. Eles empobrecem a redação,pois fazem parecer que seu autor não tem criatividade ao lançar mão de formas já gastas pelo uso freqüente. 


"Estou sem inspiração para fazer esta redação. Escrever sobre a situação dos sem-terra? Bem que o professor poderia propor outro tema." 

Você não deve falar de sua redação dentro do próprio texto 
"Todos os deputados são corruptos." 

Evite pensamentos radicais. 
É recomendável não generalizar e evitar,assim,posições extremistas. 

"Bem,acho que -você sabe- não é fácil dizer essas coisas. Olhe,acho que ele não vai concordar com a decisão que você tomou, quero dizer, os fatos levam você a isso, mas você sabe -todos sabem- ele pensa diferente.

É bom a gente pensar como vai fazer para, enfim, para ele entender a decisão." 
(adaptado do texto de David Wandryk e C.Alberto Faraco,in Língua portuguesa-Prática de redação para estudantes universitários", pág11) 

Não se esqueça que o ato de escrever é diferente do ato de falar. 
O texto escrito deve se apresentar desprovido de marcas da oralidade. 


O CORRETO É.... 

"Não pude acreditar que estava acontecendo comigo."
...acreditar no que... 

"Não sei se foi sorte ou simples coicidência."
...coincidência. 

"...estou saindo com ele a um tempão."
... há... 

"...pediu-me o favor de levar ele para minha casa."
...levá-lo... 

"..resolvi ligar para a dona do anúncio, o nome dela era Suzana."
... cujo nome era Suzana. 

"Não quizeram falar sobre o ferimento."
...quiseram... 

"...quando derrepente me deparei com o anúncio."
... de repente... 

"...sempre sonhei com um casamento onde eu deveria estar toda de branco."
... no qual eu estaria...

"Mas o pior ainda estava porvir ."
...por vir. (porvir = futuro) 

"Tinha acabado de ocorrer um atropelamento onde o causador do assidente estava muito bêbado."
...acidente... 

"O show da Marisa Montes que aconteceria dali à três semanas. "
...dali a... (crase incorreta o "a" é só preposição) 

"Na época do carnaval fica difícil de caminhar pelas ruas. "
...difícil caminhar... (caminhar pelas ruas é sujeito de "fica difícil") 

"Daniela e Fabiano eram casados a anos. "
...há anos... (o verbo indica tempo transcorrido) 

"Haviam partes que era toda cercada, muita segurança. "
Havia... (O verbo haver no sentido de existir é impessoal) 

"...pois todos os rostos das pessoas na qual convivi este últimos anos..."
...com os quais convivi... (o verbo conviver pede a preposição com e o pronome relativo a qual) 

"Talvez ele fez isto pensando."
Talvez ele tenha feito isto pensando. (O advérbio talvez indica possibilidade, exigindo verbo no subjuntivo) 

"É uma cidade que tem muito recurso,é bonita, e as pessoas que por ela passam não há esquecem jamais."
...não a esquecem... 

"Ninguém devido sua grande importância."
...devido a sua grande... (também pode ser : ...devido à sua...) 

"Há momentos onde ter esperança é a única alternativa que resta. "
...em que ter... (onde recupera noção de espaço, não é o caso da palavra "momento") 

"...por mais que seje difícil num país como o nosso "
...seja...(não existe a forma verbal seje) 

"...apegam-se tão fortemente à ela."
... a ela.(não se usa crase antes de pronomes pessoais) 

"...as pessoas preferem concordar com os meios de comunicação do que ir à uma escola.
... a irem a ... 

"...são ameaças constantes a moral e integridade."
..à moral e à integridade. 

"...sempre existirá estímulos a violência e sexo..."
...à violência e ao sexo... 

"Não podemos afirmas que as novelas influência crianças..."
...influenciam crianças... 

"A maioria ficam pelas ruas namorando."
...fica... 

"Estamos vivendo a era da comunicação onde é possível conversarmos por uma tela de vídeo."
...na qual... 

"Nos séculos anteriores onde ainda não havia a tecnologia..."
...quando... 

"Com certeza este foi o século onde prevaleceu o início da...
...em que... 

"...me lembrei de uma história que aconteceu a um tempo atráz."
...aconteceu um tempo atrás. 

"...o empresário dizia que se não fizece tudo o que ele quizece.."
...fizesse/quisesse... 

"Coisas que eram ficção a alguna anos atráz."
...Coisas que eram ficção alguns anos atrás. 

"A tecnologia está chegando no século XXI muito avançada."
...ao século...

LEMBRE-SE: 

"Quem não lê não pensa. E quem não pensa está fadado a ser sempre um servo."

Paulo Francis 

 

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