MENU

 Dicas >> Dicas que ajudam a você passar no Vestibular
Confira as dicas que pode ajudar você a passar no Vestibular!!
 
Vestibular  - um momento para ser plenamente vivido

 

Um vestibular para a vida - um momento para ser plenamente vivido

Quando os vestibulandos se aproximam do momento crucial de realização efetiva das provas, em geral alguns sentimentos se intensificam. 

Alguns tem a ansiedade muito aumentada, em função das incertezas próprias do processo, outros sentem-se mais confiantes mas podem não estar muito certos se a opção profissional que estão abraçando reflete seus mais profundos anseios. 

Há outros, menos descolados, que encaram o vestibular apenas como um momento a mais de aprendizado em suas vidas.

Quaisquer que sejam as circunstâncias a proximidade dos vestibulares produz emoções mais intensas e variadas por se tratar, normalmente, de um momento divisor de águas na vida das pessoas.

Escolher uma profissão é também ser escolhido por ela. 
À medida que reelaboramos a matéria prima da realidade através do trabalho, reconstruímos a própria realidade, a cada momento, e passamos a ser também diretamente afetados por ela. 

Desde a graduação que será cursada em 3, 4 ou 5 anos até a pós-graduação estaremos dedicando um tempo precioso de nossas vidas tanto para o estudo quanto para o trabalho que a carreira escolhida propiciará realizar. 

Escolher uma profissão, portanto, deveria se constituir numa escolha não só técnica ou pragmática tendo em vista retorno financeiro, mas em uma escolha afetiva, consciente, na medida que seja lá o que ser vier a fazer serão destinadas horas e horas da existência àquelas atividades.

Especialistas destacam com freqüência que estar envolvido de corpo e alma com o que se faz é hoje - na verdade em geral sempre o foi! - uma dimensão muito desejável tendo em vista o sucesso na carreira, sucesso medido não só pelo que se aufere financeira e materialmente mas também sucesso medido pela satisfação, criatividade e ética aplicada. 

Cada vez mais o mercado de trabalho exigirá do profissional uma sensibilidade mais aguçada, a capacidade para delinear e propor soluções a problemas, a iniciativa co-participativa em equipe além de um comprometimento pró-ativo com as tarefas, na perspectiva de uma ética pessoal e social dilatadas.

Portanto não é por acaso que o momento do vestibular apresenta contraste acentuado em relação a outros momentos da vida, exacerbando as emoções e exigindo mais de cada um. 

Em todos os outros períodos da vida escolar ainda não haveria a necessidade de uma importante - e de certa forma decisiva - tomada de decisão. 

Mas este importante momento na vida pessoal e profissional de cada um pode ser visto como um instante especial da caminhada, uma oportunidade para alcançar a autonomia e a plena maturidade. 

Ao invés de se temer é mais saudável transformar a energia disponível não em tensão, mas em realização permitindo-se viver plenamente cada instante deste bonito e geralmente único momento de vida.

 

<<< Voltar

 

 
 Página Principal

Fale Conosco | Anuncie Aqui | Cadastro | Notícias | Home



 

VestibularWeb - O Site de dicas, notícias e novidades de vestibular pra vc! Desde 07/2000

Topo

.