MENU

 FIES >> Financiamento Estudantil

Informações sobre o Programa de Financiamento Estudantil - FIES

 
FIES - Como é a seleção? Entrevista e Contratação!

 

Antes de conhecer os critérios de seleção, é importante saber como é feita a distribuição dos recursos do FIES. Para começar, a mantenedora de sua IES fixa o valor desejado para o financiamento de seus estudantes. Os recursos do FIES são distribuídos por estado e por curso de forma diretamente proporcional à demanda, respeitando o valor fixado pela mantenedora. São priorizados pelo FIES os cursos de Licenciatura em Matemática, Física, Química, Biologia, Ciências, História, Geografia, Letras e Educação Física.

O Financiamento Estudantil (FIES) utiliza critérios de seleção que levam em consideração o perfil sócio-econômica dos candidatos. A classificação se dá com base na fórmula Ic = (RB x M x DC x P x CS) / GF, na qual:
- Ic é o Índice de classificação;
- RB é a Renda Bruta mensal familiar;
- M é Moradia (própria = 1; não própria = 0,6);
- DC é Doença Crônica (existe no grupo familiar = 0,8; não existe = 1);
- P é Faculdade Pagas (outro membro do grupo familiar paga faculdade = 0,8; somente o candidato paga faculdade = 1);
- CS é Curso Superior (candidato tem curso superior completo = 3; candidato não tem curso superior completo = 1);
- GF é Grupo Familiar (número de membros do grupo familiar, incluindo o candidato).

Os candidatos que apresentarem menor Ic serão pré-selecionados. Os resultados poderão ser encontrados em sua universidade e nos sites do MEC e da Caixa Econômica Federal.

Os pré-classificados passam por uma entrevista na própria Universidade. Caso não sejam comprovadas e documentadas as informações dadas ao Ministério da Educação, o estudante dá o lugar para um "reserva" que atravessa o mesmo processo. Para manter o financiamento o aluno é obrigado a ter mais de 75% de aproveitamento acadêmico, ou seja, não pode ser reprovado em mais de um quarto das disciplinas.

Durante o processo de seleção, dois critérios estão sendo levados em conta em caso de empate. O fato do estudante ser egresso de escola pública e de já trabalhar como professor de Educação Infantil, Ensino Fundamental ou Médio. Um curso só perde o direito de requerer o Financiamento para seus alunos caso obtenha notas D e E no Provão durante três anos consecutivos. O estudante que possui o Fies, contudo, não perde o direito e pode também se transferir para outra faculdade mantendo o financiamento, desde que a nova instituição já tenha feito o cadastro do programa alguma vez.
O resultado da seleção poderá ser conhecido por meio do Relatório de Resultados, que estará disponível nas IES e nos sites do MEC e da Caixa na Internet (veja links relacionados), a partir do dia 15 de outubro. Além de indicar os candidatos dentro e fora da margem de seleção, de acordo com os recursos distribuídos para as IES, o Relatório mostrará também a classificação dos estudantes não classificados.

Os candidatos pré-selecionados dentro do limite de seleção deverão preencher o Formulário de Entrevista pela Internet, nos sites do MEC e da Caixa (veja links relacionados), de 15 de outubro a 1º de novembro. Os estudantes reclassificados dentro do limite de seleção (candidatos originalmente relacionados como não classificados que passaram à condição de reclassificados por reprovação de outros candidatos) também deverão preencher o Formulário de Entrevista pela Internet, nos mesmos sites, de 2 a 14 de novembro.

Em seguida, esses estudantes deverão comparecer perante a Comissão Permanente de Seleção e Acompanhamento de sua IES com toda a documentação para entrevista, para comprovar as informações prestadas na ficha de inscrição.

Mas quais são esses documentos?
Fotocópia dos seguintes documentos:
- carteira de identidade e CPF próprios;
- carteira de identidade dos demais componentes do grupo familiar (se menor de 21 anos, pode ser apresentada certidão de nascimento);
- comprovante das condições de moradia, quando não-própria (última prestação ou aluguel pagos, conforme o caso);
- comprovante de matrícula de outro membro do grupo familiar em faculdade paga, se for o caso;
- se houver gastos com doença crônica no grupo familiar, atestado médico comprobatório;
- comprovante de rendimentos do estudante e dos integrantes do seu grupo familiar;
- outros documentos que a Comissão Permanente de Seleção e Acompanhamento julgar necessários à comprovação das informações prestadas pelo candidato que integram o cálculo do Índice de classificação - Ic.

 

Se tudo der certo durante a seleção e a entrevista, a assinatura do contrato é conseqüencia. Para isso, o estudante aprovado deve comparecer em qualquer agência da Caixa Econômica Federal, de 28 a 29 de novembro, portando os seguintes documentos (original e fotocópia):

Do candidato -
- Declaração de Aprovação emitida pela Comissão Permanente de Seleção e Acompanhamento;
- Carteira de Identidade e CPF próprio;
- Carteira de Identidade e CPF do responsável legal se o candidato for menor de 21 anos de idade e não-emancipado,
- Comprovante de Residência.

Vale lembrar que, para a contratação, é necessário apresentar um fiador. Ele deve ser pessoa física maior de idade e com idoneidade cadastral, que possua renda pessoal comprovoda de, no mínimo, o dobro do valor total da mensalidade do curso a ser financiado. Se a renda familiar do estudante for menor que 60% do valor da mensalidade, é exigida a apresentação de fiador adicional nas mesmas condições do primeiro. Admite-se o acréscimo de fiadores para compor a renda exigida, limitado ao máximo de quatro garantidores por contrato. Conheça os documentos exigidos do fiador:

- Carteira de Identidade e CPF próprio e, se casado, também de seu cônjuge;
- Certidão de Casamento, se for o caso;
- Comprovante de rendimentos;
- Comprovante de residência;
- O candidato e o(s) fiador(es) deverão possuir idoneidade cadastral na assinatura dos contratos e poderão ser representados por meio de procuração pública específica para o ato.

Com o objetivo de gerar comodidade para o estudante e fiadores, o candidato poderá ser previamente agendado. Disque-Caixa: 0800-550101.

<<< Voltar

 

 
 Página Principal

Fale Conosco | Anuncie Aqui | Cadastro | Notícias | Home



 

VestibularWeb - O Site com provas, questões, simulados, testes e dicas de vestibular pra você! Desde 07/2000

Topo

.