MENU

 Notícias >> As principais notícias de Vestibular
A notícia que você procura está aqui!
 
Pesquise a faculdade antes

 

 

Pesquise a faculdade antes

Aluno deve pesquisar situação da faculdade antes de fazer o vestibular 

Para não correr o risco de estudar em uma faculdade irregular, o Ministério da Educação recomenda que, antes do vestibular, os alunos pesquisem na página eletrônica do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep/MEC) a situação da instituição. Na internet, é possível saber se a instituição é credenciada pelo MEC e se o curso tem autorização para funcionar.

Segundo o diretor do Departamento de Supervisão da Educação Superior, Mário Pederneiras, "é importante que o aluno verifique a situação da instituição perante o MEC, se o curso preterido tem autorização para funcionar e se o ensino daquela faculdade foi bem avaliado pelo ministério". 

Na avaliação de Pederneiras, a pesquisa no Inep pode prevenir problemas futuros, como estudar em uma faculdade descredenciada ou que seja mal avaliada pelo ministério. Desde 2005, o MEC já descredenciou cinco instituições que funcionavam de maneira precária. "Estamos recebendo denúncias e autuando instituições com o objetivo de melhorar a qualidade do ensino superior. Nunca o MEC havia descredenciado uma faculdade", disse. As faculdades descredenciadas são: Garcia Silveira, de Sobradinho (DF); Caiçara, de Brazlândia (DF); Piratininga, Estefanini e Leonardo da Vinci, de São Paulo.

Além disso, em dezembro de 2004, o Ministério da Educação autuou seis faculdades que funcionavam sem o credenciamento do MEC: o Instituto de Ensino e Pesquisa Unifeli e a Leonel Aguiar, em São Paulo; a Rui Barbosa e a de Educação do Piauí, em Teresina; a Marques Guimarães, em São José do Vale do Rio Preto, no Rio de Janeiro; e a de Ciências do Ceará, em Fortaleza. 

Pesquisa -A Portaria nº 2864/05, da Secretaria de Educação Superior (SESu/MEC), determina que todas as faculdades devem ter uma página eletrônica. O recurso deve apresentar dados como os cursos oferecidos, a relação do corpo docente, os resultados das avaliações feitas pelo MEC (quando for o caso), o valor das mensalidades, a infra-estrutura da instituição, entre outros. 

De acordo com último Censo da Educação Superior, existem hoje no Brasil 2.013 instituições dessa área de ensino, sendo que 224 são públicas e 1.789 privadas. 
(Fonte: Agência Envolverde, por Flavia Nery) 



                               FÓRUM DO VESTIBULAR!
Faça parte de fórum exclusivo sobre vestibular de uma rede de sites de vestibular com conteúdo único! O Fórum é uma ferramenta muito útil para vestibulandos, professores, estudantes e interessados em geral sobre educação e vestibular.  Um canal para você se comunicar, expor idéias, compartilhar experiências melhorando seus estudos e relacionamentos.

<<< Voltar

 

 
 Página Principal

Fale Conosco | Anuncie Aqui | Cadastro | Notícias | Home



 

VestibularWeb - O Site de dicas, notícias e novidades de vestibular pra vc! Desde 07/2000

Topo

.