MENU

 Notícias >> As principais notícias de Vestibular
A notícia que você procura está aqui!
 
Universidades russas oferecem vagas para brasileiros

 

As principais universidades da Rússia estão oferecendo vagas preferenciais para brasileiros, tanto na graduação quanto na pós-graduação. O programa de intercâmbio é intermediado pela Aliança Russa, e é destinado para jovens de todo o país.

A qualidade de ensino e preços baixos atraem brasileiros para universidades russas

Principais instituições de ensino superior da Rússia oferecem mais de 100 vagas preferenciais para estudantes do Brasil; processo seletivo termina em 8 de agosto

Bagagem cultural e ensino de qualidade são as principais motivações de quem deseja estudar em outro país. A oferta de cursos, o idioma, os custos e as particularidades do local escolhido são alguns dos critérios avaliados na hora de decidir onde estudar. Com grande know-how em áreas que o Brasil não domina e um preço acessível, as universidades russas se tornaram destinos certos de centenas de brasileiros nos últimos anos.

O aumento na procura motivou as universidades russas a disponibilizarem vagas preferenciais para brasileiros. Por intermédio da Aliança Russa de Ensino Superior, entidade representante oficial das melhores instituições estatais da Rússia, estudantes do Brasil podem concorrer a mais de 100 vagas, tanto na graduação quanto na pós-graduação, em processo seletivo aberto até o dia 8 de agosto. Medicina, Direito, Engenharia Aeroespacial e Relações Internacionais são apenas algumas das especialidades oferecidas.

Neste segundo semestre, a Aliança Russa apresenta duas novas instituições parceiras: a Universidade Politécnica de Tomsk, que oferece o curso de Engenharia em Exploração de Gás e Petróleo, e a Universidade Estatal Médica de Kursk (KSMU), onde o estudante pode optar por cursar Medicina em russo ou em inglês. Os brasileiros também podem optar por estudar em Moscou, que abriga a Universidade de Moscou Lomonosov, a Universidade da Amizade dos Povos (RUDN) e a Academia Médica Sechenov (MMA); em São Petersburgo, na Universidade Politécnica de São Petersburgo ou em Bélgorod, na Universidade Estatal de Bélgorod (BelGU).

No Brasil desde 2005, a Aliança Russa já intermediou a ida de aproximadamente 270 brasileiros para essas universidades. Esse é um dos fatores que estimulam as instituições a abrirem vagas para esses alunos. “Os estudantes brasileiros são muito bem-vindos nessas universidades e as relações entre os dois países ajudam bastante. Além disso, essa parceria possibilitou estreitar os laços entre universidades russas e brasileiras” comemora Carolina Tellez, diretora da Aliança.

Essas vagas preferenciais são válidas para o embarque de outubro de 2008 e estão abertas para todas as áreas acadêmicas. O preço baixo dos cursos oferecidos, cujos custos são muito inferiores se comparados aos valores propostos pelas principais instituições mundiais ou mesmo algumas universidades particulares brasileiras, é uma das vantagens do estudo na Rússia. Além disso, a partir de 2015, os diplomas das universidades russas passarão a ser reconhecidos em toda União Européia (o chamado Diploma Único de Estudos Superiores da Europa).

Embora não seja aplicado um teste tradicional como o vestibular brasileiro, o candidato interessado em estudar na Rússia passa por um processo seletivo avaliado pela universidade de sua escolha e administrado pela Aliança Russa no país. A avaliação inclui, entre diversos processos, reunião com os pais, análise de histórico escolar, exames de saúde, exames toxicológicos e checagem de antecedentes criminais, tudo para garantir que o aluno se encaixe no perfil da universidade.

Os interessados devem procurar a Aliança Russa de Ensino Superior até o dia 8 de agosto para dar início ao processo de seleção do embarque de outubro de 2008. Para mais informações sobre os cursos, clique em www.aliancarussa.com.br.

Aliança Russa de Ensino Superior
Com Carolina Tellez no telefone (11) 5505 5898
Av. Antônio de Souza Noschese, 373
Parque Continental - São Paulo - SP
Tel: + 55 (11) 3854-2513 / 3854-2514 / 3854-2515
Fax: + 55 (11)3854-2516
CAIXA POSTAL nº 67036 - CEP 05323-970 SP

 

                               FÓRUM DO VESTIBULAR!
Faça parte de fórum exclusivo sobre vestibular de uma rede de sites de vestibular com conteúdo único! O Fórum é uma ferramenta muito útil para vestibulandos, professores, estudantes e interessados em geral sobre educação e vestibular.  Um canal para você se comunicar, expor idéias, compartilhar experiências melhorando seus estudos e relacionamentos.

<<< Voltar

 

 
 Página Principal

Fale Conosco | Anuncie Aqui | Cadastro | Notícias | Home



 

VestibularWeb - O Site com provas, questões, simulados, testes e dicas de vestibular pra você! Desde 07/2000

Topo

.