MENU

 PROUNI >> Programa Universidade para Todos
Informações sobre o Programa Universidade Para Todos

 
PROUNI - Inscrições do primeiro semestre

ProUni abre inscrição de alunos em 23 de Maio 
O ministro da Educação, anunciou que as inscrições dos candidatos às bolsas de estudo do Programa Universidade para Todos (ProUni) estarão abertas de 23 de Maio e a divulgação dos selecionados será feita em 14 de junho.. 

O Programa Universidade para Todos (ProUni) oferece, a partir desta quarta-feira, 23, o total de 54.816 bolsas de estudos integrais e parciais. O prazo para a inscrição se estende até às 21h do dia 9 de junho.

As instituições de ensino superior (IES) estão fazendo o balanço de pagantes e bolsistas para definir o número de vagas por cursos e turnos. Cumprida essa tarefa, o Sistema ProUni (SisProUni) vai gerar o número de bolsas integrais e parciais disponíveis neste ano. 

De acordo com o coordenador do ProUni, Celso Ribeiro, a expectativa é oferecer cerca de 50 mil bolsas de estudos no segundo semestre de 2008 que, somadas às bolsas do primeiro semestre, chegam a 160 mil. Para aumentar o aproveitamento das bolsas pelos alunos, a segunda edição do ProUni em 2008 traz uma novidade: no ato da inscrição, o candidato poderá fazer até sete opções de curso ou de instituição. Desde que o programa foi criado em 2004, o aluno tinha o direito de fazer até cinco opções. “Nosso objetivo é dar mais chances aos que buscam uma oportunidade de fazer um curso superior por meio do ProUni”, explica Celso Ribeiro.

Requisitos — Para concorrer a bolsas de estudos, o candidato tem que cumprir uma série de requisitos, entre eles, ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2006 e ter obtido média superior a 45 pontos; ter feito todo o ensino médio em escola pública ou na rede particular na condição de bolsista integral; comprovar renda familiar per capita até um salário mínimo e meio (R$ 525,00 em valores de hoje) para concorrer à bolsa integral e até 3 salários mínimos (R$ 1.050,00) para a bolsa integral de 50% do valor da mensalidade. 

Prouni já ofereceu mais de 108 mil bolsas de estudos para o primeiro semestre 2007. Foram 64.719 bolsas integrais e 43.306 parciais (que cobrem 50% do valor da mensalidade). Um número 18% maior que o total de vagas ofertadas no mesmo período de 2006, quando foram colocadas à disposição 91.609 vagas.

Na primeira edição do ProUni, anterior, o Ministério da Educação ofereceu 112.416 bolsas, das quais 72.016 integrais e 40.400 parciais de 50% do valor da mensalidade. As vagas foram abertas em 1.131 instituições de ensino superior não-públicas. 

O número de instituições que aderiram ao programa cresceu 25% em relação a 2006, quando o ProUni contava com 1.142 instituições de ensino. Para 2008 serão 1.424.

São Paulo possui a maior quantidade de vagas entre os Estados. São 36.323, sendo 20.434 de bolsas integrais e 15.889 de bolsas parciais. “Isso se deve ao grande número de instituições de ensino que aderiram ao programa”, explica o coordenador do ProUni, Celso Carneiro.

Para Carneiro, a confiança no processo seletivo feito pelo Ministério da Educação é outro dado importante. “No primeiro ano do programa, 63% das instituições tinham processo seletivo próprio, enquanto hoje, o índice caiu para 33%, o que atesta a qualidade do Enem”, afirma.

Segundo o ministro da Educação, o ProUni se mostra bem sucedido em seu terceiro ano, visto que a evasão dos bolsistas é inferior ao dos alunos pagantes. “A qualidade dos alunos e do processo de seleção vem mostrando que o ProUni é atende às aspirações tanto de parcelas significativas da população quanto das instituições de ensino”

O nome dos estudantes universitários que forem beneficiados com bolsas integrais ou parciais em universidades particulares deve ser publicado no dia 20 de dezembro no site do ministério.

Para concorrer aos descontos, os candidatos devem ter nota média igual ou maior que 45 na edição 2006 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem ). O estudante também tem que ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou em uma unidade privada como bolsista integral.

<<< Voltar

 

 
 Página Principal

Fale Conosco | Anuncie Aqui | Cadastro | Notícias | Home



 

VestibularWeb - O Site de dicas, notícias e novidades de vestibular pra vc! Desde 07/2000

Topo

.