MENU

 Redação >> Elaborando uma redação nota 10
Redação para vestibular
 
Importância da letra

 

Importância da letra

Uma letra muito ilegível pode até contribuir para a anulação da redação num vestibular.

A letra tem que ser visível e compreensível para quem lê e pode até mostrar sua personalidade. 

Faça a letra com firmeza, segurança, bem clara e nítida, com tamanho médio, não confundindo o traçado das maiúsculas com o das minúsculas.

Como é a sua letra? Uma letra bonita traz inúmeras vantagens. O profissional que apresenta uma escrita legível e estética agradável sempre tem vantagens sobre o seu concorrente na hora de procurar emprego.

Para fazer uma boa redação no vestibular ou nas escolas, não é preciso cursar uma escola de caligrafia. No entanto, a letra, mesmo sendo feia, deve ser legível. 

Os professores se rebelam contra os alunos cujas letras são verdadeiros caracteres hieroglíficos e podem até dar-lhes notas ruins.

LETRAS DE FORMA OU DE IMPRENSA

Não faça letra de forma, porque algumas letras de forma minúsculas parecem maiúsculas (como o “j”, por exemplo), o que poderá prejudicá-lo na correção de sua redação, tirando-lhe pontos preciosos. 

Quem usar letra de forma, em vestibular ou concurso, poderá ter sua prova anulada ou tirar nota 0 (zero).

A letra de forma dificulta a distinção entre maiúsculas e minúsculas. Uma boa grafia - legível e sem floreios - e limpeza são fundamentais. 
Não se esqueça dos pingos (e não bolinhas) nos "i". 

LETRAS FLOREADAS

Evite fazer letras floreadas, enfeitadas, com perninhas e rabinhos porque, às vezes, confundem-se umas com as outras e ficam até deformadas (o “r” minúsculo, estando floreado, parece “s”), o que dificulta sobremaneira o perfeito entendimento do que está escrito. 

O “o”, por exemplo, é redondo e não tem perninha.

Portanto, NÃO FAÇA

palavras descendo morro; última letra do vocábulo com prolongamento exagerado para baixo; linha ou traços que cortem a palavra; a letra “c” com traços enrolados sobre ela; palavra com letras separadas; “n” parecido com “r”; “m” com cara de “n”; “t” se confundindo com “f”; “rr” parecido com “m” ou vice-versa.

 

<<< Voltar

 

 
 Página Principal

Fale Conosco | Anuncie Aqui | Cadastro | Notícias | Home



 

VestibularWeb - O Site de dicas, notícias e novidades de vestibular pra vc! Desde 07/2000

Topo

.