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História Geral Antiga e Medieval - Introdução ao Estudo da História

1. (OSEC) - "Se o conhecimento da História nos apresenta uma importância prática, é porque nela aprendemos conhecer os homens que, em condições diferentes e com meios diferentes, no mais  das vezes inaplicáveis à nossa época, lutaram por valores e ideais análogos, idênticos ou opostos aos que possuímos hoje; o que nos dá consciência de fazer parte de um todo que nos transcende, a que no presente damos continuidade e que os homens vindos depois de nós continuarão no porvir. A consciência histórica existe apenas para uma atitude que ultrapassa o eu individualista; ela é precisamente um dos principais meios para realizar essa superação." Lucien Goldman
De acordo com o texto, podemos afirmar que:

a) a consciência histórica existe na medida em que o homem é capaz de se reconhecer no processo  histórico
b) a História é importante porque fornece à atualidade os meios de resolver seus problemas
c) a importância prática da História se relaciona com o estudo e o conhecimento do presente
d) tem consciência o homem que conhece os fatos históricos de sua época
e) o estudo da História mostra a universalidade e a identidade dos valores e ideais humanos

2. Assinale as afirmações corretas:
I. Por processo histórico entende-se a seqüência dos principais sistemas ocorridos na História, desde a Antigüidade até a atualidade.
II. Pela ordem, os principais sistemas ocorridos na História foram: sistema primitivo, asiático, 
escravista, feudal, capitalista e socialista.
III. O sistema é constituído por um conjunto de partes que estão integralmente relacionadas, tais como economia, sociedade, política, religião e cultura.
IV. A cada uma das partes de um sistema costumamos dar o nome de subsistema; e é exatamente a somatória dessas partes que constitui um sistema.
V. A estreita relação existente entre as partes de um sistema e que dá mais profunda compreensão da História constitui a estrutura de um sistema.
VI. Quando da passagem de um sistema para outro, rompe-se a estrutura do sistema, quebra-se sua estabilidade, ocorrendo então uma transição, momento privilegiado porque revela a realidade histórica em sua profundidade.

a) I, III e V estão corretas
b) Todas estão corretas, pois referem-se aos modernos conceitos existentes na História, os quais permitem uma avaliação mais profunda do processo histórico.

c) II, IV e VI estão corretas
d) I, II IV e VI estão corretas
e) III, IV, V e VI estão corretas

3. Na reconstrução do processo social:

a) compete ao pesquisador selecionar nos documentos, mediante técnicas específicas, os fatos históricos mais importantes
b) a formulação da hipótese de trabalho deve anteceder qualquer contato com a realidade a ser estudada
c) o historiador deve limitar-se a transcrever os documentos, submetendo-os à crítica da veracidade
d) a elaboração de conceitos constitui uma etapa no processo de apreensão do real
e) n.d.a.

Pode-se dizer que a "nova" História Econômica apresenta três aspectos. Na sua forma mais simples, pouco mais é do que a classificação e processamento do material primário e  secundário existente. Mais sofisticados são os projetos que impõem "a reconstrução de medidas que podiam ter  existido no passado mas que não existem mais", muitas vezes com a ajuda da Teoria Econômica e  da Estatística.
Em terceiro lugar, e mais ambicioso, temos o emprego do conceito contrafactual condicional, começando com a premissa de que só podemos compreender o significado daquilo que aconteceu se o compararmos com aquilo que poderia ter acontecido, continuando com a quantificação "daquilo que poderia ter acontecido". (A Nova História Econômica, ou História Contrafactual, E. H. Hunt)
Com base no texto anterior, responda as questões 04 a 06.

4. Num terceiro momento, a História Econômica visa à compreensão do passado através de uma análise por absurdo, supondo condições que não ocorreram para analisar as que efetivamente aconteceram

a) certo
b) errado

5. A História Econômica visa em segunda instância reconstruir as medidas existentes no passado 

a) certo
b) errado

6. De uma maneira geral, a História Econômica tem por objetivo a apreensão do processo histórico nos seus momentos cruciais, isto é, nos momentos de transição.

a) certo
b) errado

7. Quando um historiador se debruça sobre a História, qual o conceito que se torna fundamental para compreender os momentos vitais do processo histórico?

a) Subsistema
b) Processo
c) Transição
d) Estrutura
e) Sistema

8. A relação entre os fatos e as estruturas não apresenta uma das características abaixo:

a) A partir dos fatos, somos capazes de penetrar nas estruturas
b) A partir da compreensão da estrutura, temos uma perfeita inteligibilidade dos fatos
c) Os fatos são uma manifestação exterior das estruturas
d) Somente compreendemos a História quando captamos a estrutura dos sistemas
e) É a compreensão dos fatos que nos dá a real compreensão do processo histórico

9. (UnB) Pode-se dizer em relação à História que:
I. Hoje, ela está voltada preferencialmente para o estudo dos grandes fatos políticos, com destaque para a biografia dos governantes.
II. Tendo em vista sua atual opção por compreender globalmente a sociedade, a História não mais se preocupa com a investigação dos eventos.
III. Ao contrário do que ocorreu no século passado, hoje a História busca um caminho próprio, desvinculado das demais ciências sociais.
IV. A chamada História Nova recusa-se a admitir a História como ciência do passado e a "reduzir o presente a um passado incoativo".
V. O estudo das fontes e a crítica dos documentos são partes fundamentais do processo de produção historiográfica.

a) todas estão corretas
b) todas estão erradas
c) II, IV e V estão errados, I e III estão corretos
d) I, II e III estão errados, IV e V estão corretos
e) I, IV e III estão errados, II e V estão corretos

10. "Do ponto de vista da ação sobre o pensamento científico, as diferentes perspectivas e ideologias não se situam no mesmo plano. Certos juízos de valor permitem maior compreensão da realidade do que outros." Com esta afirmação, Lucien Goldman:

a) admite que todo conhecimento e, em última instância, subjetivo
b) nega o fenômeno da determinação social do conhecimento
c) propõe que a compreensão da realidade fundamenta, de maneira lógica, a validade de todos os juízos de  valor
d) reconhece, implicitamente, a possibilidade de escolha entre métodos com diferentes alcances na  abordagem do real
e) n.d.a.

 

Você acertou questão(ões).

 

 

Gabarito Simulado de História

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